17 de abril de 2014

Ingrediente do dia...



Ingrediente do dia: Aceitação

Chega o final do dia.
Chego a casa bem devagar para não tropeçar e agravar uma lesão que resolveu manifestar-se depois de dois anos silenciosa.
Atiro-me para o sofá. Rendo-me à dor e ao cansaço do corpo... Adormeci.
Quando acordo, preciso de mimar a minha “moradia” dorida com um banho aromático e, durante esse momento relaxante, dou-me a pensar nas vidas que construímos e compomos e vem a Vida e descompõe.
Por muitos erros feitos, por todas as vezes que os cometemos e voltámos a fazê-los, por agruras que sentimos na nossa caminhada, por todas as vezes que se diz que esta vida é madrasta, vale a pena continuar a acreditar e estar de bem com a vida.
Costuma-se dizer “Deus escreve certo por linhas tortas”. Por vezes é difícil compreender os Seus desígnios e apercebemos-nos que somos insignificantes. 
Sem maquilhagem e acessórios, a sós com o diálogo entre o nosso corpo e alma, sem ruídos sociais, temos consciência que nem sempre temos o comando da nossa vida na mão.
Não sei se é destino, não sei se é a lei da atracção, não sei se é o livre arbítrio, mas quantas vezes nos é exigida coragem e aguentar o limite da dor, tal como na perda de um ser que crescia dentro de nós, ou perder um pai, uma mãe, um irmão ou um grande amigo, ou algo que tenhamos vivido que abalou ou quase nos tenha levado na viagem da irmã morte.
Por todas essas vezes, acredito e sinto que saímos fortalecidos quando aceitamos os factos e nos transformamos e, estar de bem com a vida, é conseguir superar toda essa dor de alta voltagem, e convertê-la em aperfeiçoamento, tornando a nossa vida e a quem nos acompanha, numa maravilhosa viagem de aventura vivencial.



O motivo destas palavras... Uma amiga que acaba de passar por uma contrariedade da vida, mas com toda a certeza vai superá-la, pois coragem de guerreira não lhe falta. Um beijinho grande para ti, Carla. 
Estamos juntos!

9 de abril de 2014

Ingredientes de momentos felizes


Abril é o mês de marcar férias.
Mais um ano entre o Sul e também Portugal insular.
É uma satisfação proporcionar ao Martim momentos de alegria que tive com a idade dele, na mesma terra, na mesma praia.
São memórias de infância que deixaram marcas deliciosas e revivê-las todos os anos, é um consolo.
E nesse pedacinho de terra protegida e solarenga, junto ao oceano atlântico, cozinhamos os nossos dias com "ingredientes" simples; com a areia fina, mar salgado cristalino, céu azul luminoso, a apanhar conquilhas e lançá-las de novo ao mar, os passeios de canoa, as bolas de berlim, o sumo de melancia na espreguiçadeira, as caminhadas à beira-mar, a palmilhar ruas esconças da calçada à portuguesa até ao castelo da Vila e outros vestígios helénicos, enfeirar aqueles produtos regionais de sabor genuíno e tradicionais...
E assim aproveitamos as coisas simples que a vida nos oferece e sempre mas sempre com o ingrediente principal: ♥



8 de abril de 2014

««♥»»


Ontem soube de uma surpresa  e estava longe de tal!
A minha amiga Rosa, de Angra, vem passar uns dias connosco.

É uma amiga que conheci através de um outro grande amigo e que me acompanha desde longo tempo e que conhece o meu intimo, conhece-me de trás para a frente, de olhos fechados, aceita-me como sou e apesar da distância, o valor e os momentos de amizade crescem a cada dia que passa. 
Foi e é a minha psicanalista, humorista, meteorologista que coloca o sol a brilhar nos meus dias cinzentos... 
Sinto-me bem por saber que tenho alguém que está sempre lá e eu para ela. 
Graças aos céus, tenho amigos do peito, que sintonizam na mesma frequência. 
Numa sociedade cada vez mais "poli", é difícil perceber os vínculos autênticos, estruturados e verdadeiros. Por isso, é bom ter amigos de confiança, pois é na verdadeira amizade que desfrutamos de lealdade, simplicidade, respeito, sinceridade, fraternidade, cumplicidade, afinidade de irmãos, pois amigos não são mais do que irmãos que a vida coloca no nosso caminho, para estarmos juntos a percorrer e a crescer ao longo de uma jornada, a explorar histórias (i)reais, testar limites e continuar a caminhar onde e quando Deus e nós assim quisermos.

O que seria desta vida sem amigos?

Por isso, Rosa, és muito importante para mim e nada que eu possa dizer ou escrever, pode ser mais especial do que a tua amizade e dos momentos de amizade que construimos juntas.
DORUTU

................................................................................................................................................................

"Friends are like boobs. Some are big. Some are small. Some are real. Some are fake."


3 de abril de 2014

Smile



Ingrediente do dia: SORRIR

Considerado um dos melhores anti-oxidantes naturais. 
Também pode ser repelente ou contagioso; Afasta quem se preocupa em avaliar os outros e não tem tempo para se conhecer a si próprio, ou contamina quem está de bem com a vida. 



♥ Focus on the good 

1 de abril de 2014

Sodades di Cabo Verde

São Lourenço dos Orgãos

Santiago é uma das ilhas de Cabo Verde que guardo no coração.
Brevemente, voltam as viagens para lá. Com saudades das temperaturas amenas, das suas gentes, da gastronomia, da morabeza de Cabo Verde, fica o registo no diário, de algumas entre imensas fotos que captei com uma mini-câmera que anda sempre comigo.







Cidade Velha




Tarrafal
Sopa de Garoupa da Cidade Velha (Restaurante  "Nós Origem")

Esta sopa é simplesmente DE-LI-CI-O-SA!! 
(Uma receita muito idêntica - Caldo de Peixe)

1kg garoupa
3 a 4  malaguetas 
2 tomates
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho
1kg de batata inglesa
1/2 kg de banana verde
1/2 kg de abóbora
2 cabeças de cebola 
1/2 folha de louro 
1 raminho de coentros 
1/2 kg de mandioca 
1kg de batata doce 
1/2 kg de inhame 
farinha de mandioca
sal a gosto


Numa panela grande põe-se a cebola cortada em rodelas, os alhos picados, louro, malagueta, tomate picado e azeite. Deixa-se refogar um pouco, e depois coloca-se os legumes descascados, cortados e lavados. (A banana verde é sempre descascada na água com sal, para tirar o escuro.) Junta-se a água necessária. Quando os legumes estiverem quase cozidos, coloca-se o peixe que estava no tempero. Para engrossar o caldo rala-se a mandioca fresca na quantidade que se desejar, ou mistura-se um pouco de farinha de mandioca com um pouco de água e junta-se ao caldo. Mexendo sempre com uma colher de pau para não pegar no fundo da panela .
Quando cozido, prova-se de sal e serve-se os legumes e o caldo numa tigela grande e o peixe numa travessa.
Nota: receita retirada Receitas de Cabo verde