12 de maio de 2014

Campo e Tapas...


Considero-me uma mulher de grandes paixões e mais um fim de semana vivi, entre algumas das preferidas; Amo sentir aquele frio e o borboletear na barriga com pequenas e simples coisas.
O final de tarde de sexta-feira, terminou com a visita surpresa de um amigo. Aquele amigo que acompanha-me sempre e, não consigo ler e viver o guião da minha vida sem ele. Na esplanada preferida da vila, saboreámos uma tosta deliciosa e sintonizámos os nossos GPS, sabendo como ia a vida de cada um.
A tarde de Sábado foi muito boa e o meu cavaleiro de palmo e meio, cresce em cima do cavalo Pico. Sou uma mãe babada e gosto de perceber que o Martim, nasceu com a minha mesma paixão pelo mundo do campo e seus personagens. E matei a saudade de uma aula de volteio. Adoro "acrobacias" em cima de um cavalo.
Para além disso, o vínculo com cavalos é uma excelente terapia para ganhar confiança, equilíbrio,  enfrentar os desafios da vida, corrigir postura, combater a ansiedade...  
VISEU...um Garrano genuinamente português

Domingo... Dia da família, divagar na cozinha, tapear e reunir com os amigos, conciliando o convívio com reunião de trabalho.
E hoje...a minha menina Magali faz dois anos de idade! Que seria de mim sem as suas lambidelas, os seus olhos e orelhas grandes, o seu coto que se agita no topo do rabo quando está feliz, o seu carinho quando aninha-se no meu colo... É parte da família e não sei o que seria viver sem ela! Vai haver festinha, hoje.
Partilho algumas das receitas dos pinchos que fiz, acompanhados por umas canhas frescas, revigorantes e em excelente companhia. 



Pincho Presunto Bolota e pasta de tomate

presunto 
pasta de tomate
pão baguete cozido a lenha
azeite virgem

pasta de tomate: 2# tomates maduros, pelado e sem sementes. Cortar o tomate e deixá-lo estufar no azeite virgem, temperado com azeite e sal marinho a gosto, 1# alho picado e pimenta. Depois de estufado, reduzi-lo com a varinha mágica, até ficar homogéneo, tipo pasta. 

Barrar a fatia da baguete com a pasta, já pincelada previamente com um pouco de azeite virgem, e colocar uma fatia de presunto. Pode colocar uma folha de rucula (facultativo).



Pincho Pimento Padrão com Chévre

queijo chévre
15 pimentos padrão
azeite virgem
cominhos q.b
sal marinho q.b
oregãos

Colocar numa frigideira anti-aderente, o azeite. De seguida os pimentos, os cominhos e sal marinho.
Envolver os pimentos e cozinhá-los até ficarem al dente.
Numa travessa de ir ao forno, fazer uma cama com os pimentos e colocar o queijo chévre por cima dos mesmos, oregãos e mais um pouco de azeite e cozinhar a 180º até o queijo alourar.
Barrar uma fatia de pão com a mistura e um pimento padrão em cima.


Ovos frescos com alheira de caça, cogumelos em cama de açorda d'alho

1/2 alheira de caça
6 cogumelos frescos pequenos
alho em pó q.b
6 ovos 
1 colher de sopa de natas
pimenta preta
sal marinho q.b

Num recipiente, junte a alheira em bocados pequenos, os cogumelos aos cubos, o alho em pó e frite ligeiramente em azeite virgem. Junte os ovos inteiros, as natas, pimenta e sal e envolva esta mistura nos ingredientes anteriores.

açorda d'alho: com o que sobrar das baguetes (aproveito as pontas), cortar bem fino o pão. Entretanto, aqueça 3,5dl de água com 2 alhos fatiados, azeite aromatizado e sal. Quando ferver, juntar o pão cortado e envolver até ficar no ponto. Se necessário, juntar água ao preparado da açorda.

Numa tijelinha de barro, coloque a açorda e os ovos por cima.

Boas tapas


Sem comentários:

Enviar um comentário