28 de março de 2013

Festa da Páscoa...qual é a sua?


Hoje é Quinta-feira Santa!
Na época do Pesach (palavra hebráica que significa passagem da morte para a vida, passagem de Deus para nos salvar, passagem da escravidão para a liberdade, passagem deste mundo, para uma nova terra, novo céu), sacrificavam-se cordeiros, bebia-se vinho, dava-se liberdade a prisioneiros...
Com Jesus, relembra-se a Última Ceia com os 12 apóstolos e a partilha do pão e do vinho..."é o meu corpo, tomai, é o meu sangue, bebei" e fala aos seus discipulos de que "Entregar-se é amar até ao fim"
Mais tarde, Judas Iscariotes trai o seu Mestre e Jesus é preso pelos soldados romanos, enquanto rezava ao Pai no Monte das Oliveiras.
Sexta-feira, o dia do julgamento e condenação, onde o povo pede a Pilatos a liberdade de um assassino em detrimento de Jesus e vive-se o Seu martírio, a paixão, a morte, como um acto de amor e entrega. É um tempo de reflexão, silêncio, jejum e oração.
Sábado de Aleluia, na Vigília Pascal, comemora-se à noite, a Ressurreição. A porta de pedra do sepulcro escavado na rocha, onde Jesus tinha sido sepultado, aparece aberta na manhã de Domingo, e os lençóis e o seu corpo sagrado, tinham desaparecido. 
Durante a celebração, acende-se um Círio Pascal com Alfa e Ômega "Deus é o principio e o fim de tudo" e os altares são redecorados com flores e glorifica-se cantando o hino de Aleluia, porque Jesus vive entre nós.
Domingo de Páscoa, celebra-se a ressurreição de Cristo, o renascimento do Filho de Deus.

Para quem não vive uma Páscoa Cristã, há simbolos que a representam, tais como o Ovo da Páscoa, que simboliza o nascimento e a existência de vida; o Coelhinho da Páscoa simboliza a fecundidade, porque são animais que se reproduzem em grandes ninhadas e simboliza o crescimento.




E nesta Semana Santa, renasça, apague da memória tudo o que recorde uma "má viagem", juízos, ideias, imagens, pessoas, momentos, palavras...
Permaneça e alimente a paz, a alegria, a harmonia e o positivismo. 
Na paz e alegria, é impossível alguém de má fé controlar-nos e manipular.
Acredite nos seus planos, na sua inteligência, aproveite os seus momentos ao máximo... e AME, VIVA e seja FELIZ!
Uma Santa Páscoa para todos!

Cruz de Cristo...Sofrimento e Ressurreição.
Um simbolo de protecção e salvação para os cristãos 

Sem comentários:

Enviar um comentário