10 de setembro de 2013

Saudade colegial

Hoje no diário, dedico o meu pensamento a um professor muito querido e que tive a honra de passar largas horas de faculdade. Sou agradecida a Deus, por ter tido essa boa amizade. E por isso mesmo, este registo digital, pelo que me ensinou, transmitiu e fez cristalizar; Um alimento de gente viva e repleta de história, cultura e tradição, genuinamente nosso.
Seu nome - Mascarenhas Barreto

A releitura deste livro, de tantos outros do mesmo autor, tem a ver com um estudo e investigação de um trabalho que estou a realizar. E lá fui procurar na biblioteca, quando veio ter à minha mão, a sua oferta; Este manual vivo da nossa história, uma história milenar e tão portuguesa. 

Para além de vir ao meu encontro a matéria necessária, recordei também, tudo o que aprendi nas suas aulas e fora delas. É imperativo registar aqui, uma das melhores pessoas que conheci, decorria o ano de 1996. E porque..."só interessa o passado que fecunda o futuro".




»...Sei que hum espírito, ainda que livre e cuidadoso em seguir a verdade, muitas vezes abraça o engano; e por isso acontece haver quem condemne o bom e aprove o máo; e da mesma sorte há quem de huma e de outra cousa não faz caso. Os rígidos censores querem sem pejo desluzir os Authores: os néscios intrometidos só cuidão em perverter; e os que mal chegão a curiosos, em desprezar; e como poderá a penna dos escritores fugir a estes castigos?...»   

DOM MANUEL CARLOS DE ANDRADE  in "Luz da Liberal e Nobre Arte da Cavalaria"

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quem não actua como pensa, pensa incompletamente  BERGSON

Sem comentários:

Enviar um comentário