23 de outubro de 2013

Curiosidade açoriana

Photo by RB
Hoje no diário, partilho um pouco da cultura popular das nossas gentes.
Um património imaterial digno de registo - Expressões Açorianas!

Numa das ilhas dos Açores, tenho uma Rosa. Todos os dias, espalha o seu perfume com notas e aromas de amizade, carinho, cumplicidade,...misturando-se com o perfume dulce do continente. (Qsdmst - Dorutu!)
É a "mana" por laços afectivos! =P

Com um oceano Atlântico pelo meio, estamos perto e não há dia que falte uma nova iguaria. Humor é um ingrediente que usamos e abusamos, com as "gaitadarias" de código em sotaque, entre mentes malvadas e maquiavélicas como as nossas.

Fui anotando no meu mini diário de bolso, alguns regionalismos típicos, alguns deles com influência americana.
Uns entendem-se bem, mas outros, eheheh, é de imaginar uma cena de rua com as personagens a falarem entre si em modo calão e com trejeitos genuínos dos habitantes de cada ilha, pois cada ilha, tem expressões criativas diferentes.

Eis algumas delas:  =)

. Está-se-me a dar uns nerves miúdes!
. Bota q'tem
. Gaitadaria!
. Assim cmá'sim
. Tás bem amanhado
. Vent' incanade
. Antes faça mal que se estrague
. Tás co olho?!
. Xoa q'sim
. Eh home! E q' tal?
. Antes fugi que ficá mal
. Gente tola e toiros, paredes bem altas
. Antes caias que te pises
. Eh rapazim! Não és bem descretim, ó quié?
. Qués inriça? Na tem paxorra pa te sofrê!
. Chora pra baixe, mê filhe
. Ê consola-me com candis d'américa
. Aquele tem dinheiro cma esterque.
. É povo cma biche!
. Trabalhá? tá mazé quiete!
. Mas tu és tolo , ó quié?
. Eles andem aí
. Vás levá um sêl no capô
. Tam requim ou tás-me cegando
. Vamos s'imbora pós toiros
. Ah rapaz! Dá sequé um beijim à vó
. Pandurades e enjoades
. É sempábri!
. ...
Photo by RB


 Happy day! Feliz quarta-feira!

Sem comentários:

Enviar um comentário