7 de março de 2014

♀ M ♥

E a Primavera está a rebentar no seu esplendor. E porque nada é eterno, até o frio e a chuva dão lugar ao despontar da renovação. E porque todos os dias são novas oportunidades, amanhã, dia 8 de Março, comemora-se o Dia da Mulher. Mais uma oportunidade para lembrar belas e grandes Mulheres. Inconscientemente, escrevi ontem sobre mulheres e o mau feitio de algumas. No entanto, há Mulheres Senhoras que admiro como:

- A poetisa do séc. XX, Sophia de Mello Breyner Andersen, que nos deixou textos maravilhosos como "Histórias da Terra e do Mar e a menina do Mar...

- Amália Rodrigues, a rainha do Fado, que levou Portugal aos sete cantos do mundo.

- D. Maria II, 1819-1853, 31º Rainha de Portugal e dos Algarves, com o cognome de A Educadora ou a Boa Mãe, pela dedicação e educação que deu aos seus onze filhos.

- Brites de Almeida, mais conhecida pela Padeira de Aljubarrota, que ajudou Mestre de Avis a ganhar a batalha contra os castelhanos. Reza a lenda, que sete castelhanos fugiram e refugiaram-se na sua padaria, convencendo-os a entrarem no forno para se esconderem. A padeira acendeu o lume e fez assado castelhano.

- Ferreirinha, a Senhora Dona Antónia Ferreira, que dedicou parte da sua vida ao Vinho do Porto. Detentora de grande bondade e tenacidade, dedicou-se ao que é hoje, um ex libris português.

- Daniela Ruah, a actriz internacional portuguesa que participa na série norte-americana. É das mulheres mais jovens que também admiro.

- Madre Teresa de Calcutá, simbolo de Amor sem explicação, simplicidade e dedicação aos mais desprotegidos. A mãe de todos.

Sem ordem de reconhecimento, enumerei algumas, mas tantas outras, conhecidas ou no anónimato, que lutam, estudam, descobrem e tentam mudar mentalidades num mundo em constante metamorfose.

Dedico este post, a todas as grandes Mulheres de espírito, a todas as Mulheres que valorizam a sua natureza e a enobrecem, a todas as Mães, Avós, Amigas. À minha mãe, que permaturamente, já não convive comigo neste mundo, mas que cuida de mim do céu; uma grande Senhora e em muitos momentos dos meus dias, sinto a sua falta, de lhe tocar, de ouvir a sua voz, dos seus conselhos...Provavelmente, alguns obstáculos que se atravessaram na minha vida, teriam sido evitados se estivesse presente fisicamente. Mas a vida é assim; um aprendizado! SAUDADES 

Aproveitem bem o Sábado, façam o que mais gostarem, voltem a um local para recordar boas recordações, vistam o espírito de PODEROSAS, beijem e abracem, façam muitos brindes, cafoné ao namorado, ao marido, aos filhos, sintam e proporcionem o que dá mais prazer, pois são esses simples momentos, que alimentam a alma e a felicidade.

Ó Mulher! Como és fraca e como és forte! 
Como sabes ser doce e desgraçada!  
Como sabes fingir quando em teu peito 
A tua alma se estorce amargurada! 
...
 Quanta paixão e amor às vezes têm 
Sem nunca o confessarem a ninguém 
Doce alma de dor e sofrimento!              Florbela Espanca


Sem comentários:

Enviar um comentário