19 de março de 2014

O cavalo Azul

Estudo de azulejo / Ilustração Madalena Guarda

Na aurora do alvorecer, Azul galopava com o vento para esperar o acordar do sol e receber a sua energia abençoada por entre a floresta de sobreiros.
Azul gostava de ver o espreguiçar solar e de saudar o rei das estrelas.
Quando os raios dourados do rei sol, reflectidos na água doce da barragem despertavam as cores do montado, Azul dava pinotes e relinchava eufórico por mais um dia de alegria jubilar.
Feita a saudação matinal, a trote e de pescoço altivo, Azul serpenteava os sobreiros e esboçava um sorridente cumprimento aos habitantes do Montado Alentejano que lhe fora confiado:

- Bom dia dona Raposa! – Dizia Azul.
- Bom dia Azul! - Respondia a raposa.

Na clareira, as lebres saltitavam na frescura da manhã e lambiam o orvalho nos líquenes  e cogumelos agarrados aos troncos, junto ao cercado das valas.
As abelhas pintadas de ouro, zoavam por entre flores, atarefadas na recolha do pólen para o mel.   
O chocalho do rebanho de ovelhas, tilintava no silêncio silvestre.
A águia imperial cobria o território em voo planado em busca do pequeno-almoço e o rato do campo, escolhia e enchia as bochechas com as melhores bolotas caídas do velho sobreiro, com jeito atarefado e fugidio dos grandes olhos predadores do milhafre e, a cegonha-preta, procurava minhocas carnudas para alimentar a sua prol.
Azul era o guardião da Barragem dos Achigãs. Era um cavalo protector das águas azuis e puras e defendia as águas doces do Génio Negro das Águas.
O Génio Negro poluía e devastava todas as formas de vida que habitavam as águas celestes do planeta azul.
Mas o cavalo Azul era uma bênção enviado pela Mãe Terra àquele montado de sobros. Por isso, todos os animais viviam felizes na certeza de que o Génio Negro das Águas, jamais se aproximava do líquido precioso que saciava-lhes a sede, pois o cavalo Azul, os protegia do malévolo e das garras do mal.

Cavalo, cavalinho, cavalão. Assim termina a história com o bem no coração!

................................................................................................................................................................

Uma fábula bistrô inspirada num dos bons momentos vividos com o meu pai!

Ao céu e, a todos os pais do mundo, FELIZ dia do PAI!

Sem comentários:

Enviar um comentário