5 de junho de 2013

ÁGUA! Que falta faz...


 Anybody home?! 

Depois de uma boa espreguiçadela matinal, acordei desejando o banho fresco da manhã.

Quando ouço: "- Mimi, não há água!!"  Poiiiiiiiiiiiiiiing!!

Um rebentamento numa localidade próxima tinha roubado a preciosa água das torneiras e iria demorar horas até à normalização.

Nada melhor para começar a manhã do que a testar a paciência. Sim porque faltar a luz até pode ser romântico, com um jantar à luz das velas para namorar, jogar uma partida de cartas, uma conversa pé de orelha com um bom vinho e saborear os seus taninos à luz de uma vela ou de um candeeiro  a petróleo da bisavó que está em exposição na lareira.

Agora sem água!??!?!
ÁGUA É VIDA!

O que seria do nosso planeta sem este elemento primordial e tão importante para a sobrevivência de todos os seres vivos?
Os dados da ONU de 2006 apontam que até 2050 mais de 45% da população mundial não terá acesso a água potável! É mau, muito mau. Há mais preocupação com o líquido negro, o petróleo, do que com a água que alimenta a vida na terra. Mas é agora, porque não deve faltar muito para se esquecer o ouro negro, e andar tudo à guerra pela escassez dos recursos hídricos.
E mais,...o próprio dinheiro necessita de água para ser fabricado!
Em casa, certas atitudes são fundamentais para evitar o desperdício da água, como lavar os dentes ou a loiça sem a torneira aberta, utilizando-a somente quando necessário. Tomar duche em vez de banho de imersão. Usar baldes de água e um pano para lavar o carro, lavar o quintal ou a garagem sem ser à mangueirada...e por aí!

Só quando falta este bem tão precioso, percebe-se que o dia-a-dia é completamente virado do avesso.
Hoje o diário, servirá para chamar a atenção das consciências para o desperdício, a contaminação das águas, o descaso, a falta de respeito pelos que têm água e reavaliar as nossas próprias acções de cada dia, pelos que não a têm, mais de um bilhão de pessoas, e pelos que podem vir a não ter acesso à água limpa para as suas necessidades.
Certo que a água não acaba, mas o risco de contaminação na atmosfera e solo é tão elevado que põe em risco a boa qualidade.


Por uma acção diária boicotada, hoje o tema do diário é a ÁGUA, elemento chave para todos os aromas, ingredientes e receitas bistrô.

E até ao momento deste post...Água, nem vê-la!!!
E nunca é demais falar sobre o assunto.

Boa quarta-feira e mesmo sem água na torneira, ofereço sorrisão na bochecha!

=)

Sem comentários:

Enviar um comentário