21 de junho de 2013

Pergunto eu...Redes sociais, SIM ou NÃO?!


Começo a achar que sou anti-rede social. Quando me perguntam "já não estás no Facebook? Estranhei, nunca mais te vi lá!", "Já não somos amigos no Facebook?!" blablablabla
CANSEIRA!!

Confesso que estou completamente a leste das redes sociais e faço um  esforço para tentar gostar. Concluo que é daquelas coisas que se ama ou se odeia.

O meu interesse é tão grande que já perdi a password do Hi5 há anos e também do Twitter e, já é a terceira vez que regresso ao Facebook e a única que escapa é o Instagram.
Em relação ao Facebook, não sou contra o site em si, apenas como é utilizado pelas pessoas que o usam menos bem e no que o transformam. Parece uma feira de almas dependentes e é claro que a rede social acaba por estar associada.

No passarinho fofinho azul, regressei pelas marcas e estar a par das suas novidades, (mas perdi também a password). O Facebook uso-o para divulgar trabalhos e como loja virtual.
Fica o esclarecimento: não me interessa a vida ultra pessoal de ninguém nem divulgar a minha desta forma; Não me interessa ter dezenas de likes nas fotos porque assim sou mais in ou cool, ou comentários que me enchem o ego. Que me interessa a mim que coscuvilhem a minha vida e se nem sequer um olá ou um bom dia me dão, ou eu não dou, porque na rua não reconheço a pessoa? (memória visual comigo é mentira).

A verdade é que este mundo dos likes e dos follows me deixa numa de não saber se rir ou se chorar. É triste dizer mas chega a ser mais importante aquilo que se publica do que o que se partilha pessoalmente. Vale a imagem pela verdade!

E o facebook?! Aiiii...é cada invasão de idiotices de seres pensantes, repetitivas e irritantes, tal como...

- "vou fazer um xixi e já volto", "há pessoas com tão falta de personalidade", fulano disse que sicrano namora com a felisberta", etc. Eu quero lá saber desses pormenores ultra pessoais do quotidiano de cada um!?!?!?

-auto-propaganda com fotos por onde passa, onde dorme, de tudo o que vê "esta paisagem é linda da minha suite do hotel X de *****s", "ontem fui jantar com a Francesca, com a Maria ao restaurante xpto da travessa da estrela com um colar da Etelvina e uns sapatos da loja da Janica que tem um caso com o Filipe que é primo do meu tio"... Desespero total, necessidade de que digam "este fulano é incrível, é uma sortuda, rica vida que tem, WOW que pessoa única" ...OH GOD!!

-Frases feitas, ataques "anti" de várias associações que de cansativo tem tudo, fotos de pessoas e animais quase desfeitos, frases moralistas super cansativas e grande parte das vezes, a hipocrisia da chantagem emocional de supostos defensores de animais que parece que tratam melhor um animal de rua do que uma criança abandonada mas que se deliciam com uma lagosta suada e um prato de caracóis,...

- Pessoas que usam o facebook como praça pública, criticando os outros ou auto-bajularem.

"Mas bloqueia o que não gostas e só aceitas quem queres".
Mesmo assim não há como não poluir os olhos pelo que os outros curtem, afinal é uma rede social. E não é falta de tolerância é canseira! Felizmente já se pode escolher o que aparecer no nosso feed de notícias e acabar com a poluição.
Por isso, a melhor solução, é ter um blogue para debitar as minhas ideias de forma personalizada e apropriada, escrever os meus pensamentos como eu quiser e quando quiser sem poluir nem atacar ninguém, como provavelmente fiz inadvertidamente quando tinha mais actividade no facebook, pois cada um entende o que quer e como quer e tal como na vida real, a tristeza de uns é alimentada ainda mais com a felicidade alheia expressa na rede social, causando inveja, intrigas, cobiça, etc. Afinal, não sabemos quem está atrás dos perfis supostamente verdadeiros ou irreais.

Aqui não sei quem me visita e quem quiser vir até ao diário, senta-se e será servido algo que procura e quase sempre com ingredientes e aromas bistrô. Criei uma página do diáriobistrô no face, mas confesso que pouco ou nada tem de actividade e até julgo ser propaganda enganosa porque não partilho nada. MIMI, mas que falta de respeito pelas poucas pessoas!!
E quem não gosta deste espaço simples e acolhedor, simplesmente não aparece - UNFOLLOW. Para mim é perfeito!

Com as redes sociais as distâncias ficaram reduzidas é certo e as pessoas mais próximas, mas tudo na vida tem o reverso da medalha e nem 8 nem 80. Tanto aproxima como afasta e a dependência destes meios de comunicação provocam a ausência da realidade.
Um dia quem sabe, as pessoas saibam usar as ferramentas certas para as situações certas.

Sem comentários:

Enviar um comentário