Photo by diáriobistrô |
Amanhã é dia de relembrar que há centenas de crianças que sofrem por doença, maus tratos, cor da pele, fome e discriminações; Postas de lado por serem diferentes.
Em 1950, foi o primeiro ano do Dia Mundial da Criança, a seguir à 2º Guerra Mundial em 1945.
Os países da velha Europa, bem como do Sol Nascente, são afectados por uma crise perdendo as boas condições de vida.
E quem sofreu de imediato as consequências, foram as crianças, na sua alimentação, saúde, ensino escolar e muitas delas orfãs.
Como o dinheiro escassava, os pais retiraram os filhos das escolas, e ao invés de aprenderem a ler e a escrever, trabalhavam horas a fio, e muitas vezes, de forma muito dura.
Entretanto, vários países de ONU (Organização das Nações Unidas), uniram-se em defesa das crianças, nascendo a UNICEF (clique aqui).
Como tudo o que é novo cria relutância e os interesses em primeiro lugar, nem todos os países interessava defender os direitos das crianças e em 1950, a Federação Democrática das Mulheres, apresentou às Nações Unidas, a proposta de criar um dia especial a todas as crianças do mundo. E em 1 de Junho desse mesmo ano, comemorou-se o primeiro dia dedicado a elas.
Assim, os estados-membros das Nações Unidas, reconhecem às crianças:
- Amor, compreensão e afecto
- Adequada alimentação
- Educação gratuita
- Cuidados médicos
- Protecção contra quaisquer formas de exploração
- Possibilidade de crescerem em Paz e Fraternidade universais
Somente em 1959, os direitos das crianças são redigidos, nascendo a Declaração dos Direitos da Criança (clique aqui).
Se forem cumpridos estes 10 princípios em todo o mundo, todas as crianças podem ser felizes e viverem uma vida digna. No entanto, sabemos que nem sempre são cumpridos.
Em 1989, a ONU, aprova a "Convenção sobre os Direitos da Criança". Um completo e longo documento, com 54 artigos, de leis que protegem todos os de palmo e meio (clique aqui para os conhecer)
Em 1990, esta declaração de tão importante, torna-se LEI internacional.
E para relembrar a promulgação da ONU, amanhã é um dia muito especial.
Por isso vamos esbanjar sorrisos com os nossos tesouros, benjamins, mais que tudo, no teatro, museus, parques temáticos, visitar aquele monumento histórico... longe dos jogos electrónicos e da rotina da semana.
O que de mais rico tem uma nação, do que as suas crianças e a sua cultura?!
Photo by diário bistrô |
Desejo um excelente fim de semana
♥