22 de maio de 2013

Pergunto eu...porque destruimos o nosso planeta?



Efeito borboleta é um termo que se refere à dependência sensível às condições iniciais da teoria do caos.
Segundo a cultura popular da teoria do caos, refere que o bater de asas de uma singela borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e até provocar um tufão do outro lado do mundo.

Que bela e frágil borboleta que de um ovo, larva, casulo, transforma-se numa borboleta.



Perante um trabalho que tenho em mãos de Arquitectura Sustentável e Design de Interiores, existem várias coisas que me fazem pensar que muitas estão erradas, pela forma como se projecta e se criam as estruturas e ambientes.

Porque razão, destruimos o nosso planeta tão perfeito?!

Se pensarmos em nós, na nossa concepção, depois feto, depois bebé e por fim adulto, todo o nosso crescimento é feito dentro de um corpo natural e dependentes dele. Tal como a borboleta!
Ou seja, também nós precisamos de estar protegidos e acolhidos, desde do principio de vida até à morte e nunca sozinhos.

Só que o ser humano por si só, tem um efeito de causa e efeito fortes, muito mais fortes do que o bater de asas da borboleta e o seu tufão, no seu mundo, no seu planeta, no seu habitat.

E porquê, pergunto eu, porque não nos conseguimos adaptar ao nosso meio ambiente e guerreamos com ele, como se ele tivesse de se adaptar a nós?!
Se os animais vivem harmoniosamente (quando salvos da mão destruidora do homem), porque o Homem o transforma constantemente, construindo, destruindo, devastando florestas, contribuindo para o desiquilibrio ambiental do planeta?

É nossa missão, como seres evoluidos deste milénio, mudar de mentalidade e adaptarmo-nos a um planeta perfeito e tomar consciência de que é imperativo parar de destruir o que foi perfeitamente criado por Deus. Nós somos apenas os obreiros Dele. Por isso, há que preservar algo único.

Como designer, e com este projecto muito especial, sei que posso ajudar a construir com responsabilidade e a projectar um casulo pensado em harmonia Homem-Planeta, contribuindo para um meio ambiente em perfeita unidade com a Mãe Natureza, através das acções do dia-a-dia, alterando e adaptando algumas rotinas e uso prático das mesmas. 
Como profissionais e seres humanos, se fizermos algumas mudanças, tal como o efeito borboleta, em poucos anos, poderíamos viver num planeta melhor. 

Mas ainda estamos a tempo para repensarmos esta cadeia de construir/destruir!
Ainda estamos a tempo de mudar de atitude e criar o nosso casulo em harmonia com este planeta que tudo oferece...ao Ser Humano e às Borboletas.

E agora, vou continuar a trabalhar e projectar um LINDO E SUSTENTÁVEL CASULO!

Tu deves ser a mudança que desejas ver no mundo. 

                                              Mahatma Gandhi

Sem comentários:

Enviar um comentário