8 de abril de 2013

Pergunto eu...a curiosidade matou o gato ou o rato?


Já vos aconteceu, cortarem algo das vossas vidas, que está enterrado bem fundo, sem culto de perda, já fossilizado e vai na volta, sem esgravatar na terra, esses vestígios arqueológicos virem ao de cimo!?

Foi o que aconteceu. Verdadeiro achado arqueológico...eheheheh!
O assunto em causa, foi enterrado mas pelos vistos ainda aguça a curiosidade.
E é cada "achado"!!

Fui abordada sobre um tema que não consegui descartar-me. No entanto, não satisfazi a curiosidade, apenas resguardei a minha  posição. Deixei que a imaginação do dito "arqueólogo" continuasse na curiosidade. Mas ouvi os argumentos que tinham como base, despoletar aquilo que queria ouvir de mim. Provavelmente o relatório arqueológico da minha descoberta do passado helénico.

Conclusão; em vez de reagir ao estimulo e satisfazer a curiosidade alheia, fiquei a saber de detalhes daqueles do tipo, "escutar às portas e descobrir a América". De historiadora, virei conquistadora; contornei o Cabo das tormentas e descobri o ouro amarelo sem querer! 
Realmente, quanto mais em silêncio, mais se faz ouvir o ruído.
Nem fazia ideia que tal assunto despertava tanto a curiosidade alheia. Serei o rato ou o gato!? 
O resultado foi uma demora que não estava programada e ainda fiquei com uma carga negativa por pormenores sórdidos. 
MORAL DA HISTÓRIA:
Responder à curiosidade, neste caso é assinar um texto de julgamento que em nada interessa, porque não sou a advogada do diabo. E também não sou museu, porque não vivo nesse passado. Mas é delicioso quando o "gato matreiro" lança o isco e o "pequeno rato" lança-o na própria armadilha! 

"A curiosidade leva a inteligência humana a sair da visão nocturna e ir para a claridade meridiana da verdade." 

Há vezes, que a curiosidade é como o OMO! Quanto mais de molho, quanto mais se esfrega, mais as nódoas vêm ao de cima.

"Há diversos tipos de curiosidade; uma de interesse, que nos leva ao desejo de aprender o que nos pode ser útil, e outra, de orgulho, que provém do desejo de saber o que os outros ignoram." Joseph Adisson

"A curiosidade leva por um lado a escutar às portas e por outro a descobrir a América." Eça de Queiroz


---------------------------------------------------------------------------------

E afinal, a curiosidade matou o rato ou o gato?


Sem comentários:

Enviar um comentário